domingo, 12 de agosto de 2012

Espectro Sonoro



Voltando ao tema 'ondas', a maioria dos seres se comunicam através delas. Nós , os animais, os pássaros, insetos, emitimos ondas sonoras de uma maneira ordenada para ser compreendida pelo ouvinte. Um tico-tico que pia está, com certeza, transmitindo alguma mensagem para seu semelhante. O espectro sonoro para nós, humanos, vai de 85Hz a 1100 Hz (fala) e 20Hz a 20000Hz(audição) e para outros animais varia numa faixa acima ou abaixo da nossa. Inventamos o rádio, a TV a Internet, passamos da tecnologia Analógica para a Digital e ao fazê-lo, assistimos a um dos maiores avanços atuais. Acredito que novos avanços virão pois já subdividiram o raio LASER em vários componentes tornando possível um  upgrade muito maior.
Por falar em 'sonoro', o que dizer de sons que soam como se fosse uma previsão do futuro? O que dizer de letras que são verdadeiras profecias? Ouçam a música '2000 Man' dos Rolling Stones...naquela época(1967) a tecnologia estava caminhando a passos lentos,  não existia computador pessoal (tinha o 'randomico'). Tudo era enorme, verdadeiros armários e os caras já estavam tendo 'affair' com o mesmo, deixando a mulher reclamando em casa... a coisa é mesmo viciante. 
Hoje, vários avanços depois, temos uma legião de internautas viciados em computador, video-games e afins, com o mesmíssimo comportamento de antes...Você diria : os Rolling Stones profetas? Impossível!!! O fato é que naquela época já tinhamos os 'escravos' da tecnologia. Me lembro de meus amigos e um monte de pessoas (eu incluido) ficando horas e horas escrevendo linhas de programas, testando e comemorando o resultado. Primeiro em 'Basic', depois em 'Assembler' e evoluindo sempre para avanços maiores...era um desafio que valia a pena mas fazia-nos relegar ao segundo plano, todas as outras coisas.
Eram programas para operações matemáticas, para o desenvolvimento dos primeiros videogames, etc . Fazíamos joguinho de futebol, ping pong, jogávamos xadrez....  era tudo muito divertido. Depois a tecnologia evoluiu, o uso ficou mais amigável e programas desenvolvidos por grandes empresas facilitaram a expansão do que conhecemos hoje como mídia digital....tudo ficou mais fácil, mas o potencial perigo de alienação continua....se ontem, com todo atraso e lentidão, já tinha quem reclamasse, imagina hoje em dia e no futuro!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário