sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Enigma de Moisés e a Política Atual!

Para Sigmund Freud, em sua obra 'Moisés e o Monoteísmo - Três Ensaios', a dificuldade maior era saber o que teria levado  Moisés, um egípcio aristocrata - um príncipe, talvez, ou então um sacerdote ou alto funcionário - a colocar-se à testa de uma multidão de estrangeiros imigrantes, num nível atrasado de civilização, e abandonar seu país com eles. Existia um desprezo pelos egípcios com relação aos estrangeiros naquela época!
Uma outra dificuldade, surgida diretamente daí foi que Moisés foi não apenas o lider politico dos judeus estabelecidos no Egito, mas tambem seu legislador e educador, forçando-os a se porem a serviço de uma nova religião, que até hoje é conhecida, por sua causa, como a RELIGIÃO MOSAICA.
O método de Moisés para formar sua religião a partir de unidades distintas e separadas estava sendo usada no Brasil na política...surge um líder que logo se acha um deus, reúne em torno de sí um grupo de pessoas e forma um partido tendo como base a MORAL e os BONS COSTUMES...a CORRUPÇÃO era tratada como pecado mortal...mas, o novo ser endeusado e dominado por seus complexos de grandeza reuniu em torno de sí grupos distintos formando um PARTIDO MOSAICO onde a corrupção era usada como moeda de troca...
Moisés falava de Deus e formou uma grande religião onde o bem impera e deixou milhões de seguidores...  
Já o polítiquinho semi-deus que prefere a ganância do poder e as tetas do Estado, esqueceu-se que o povo em nossa época já é mais esclarecido e não se deixará enganar mais por 'salvadores da pátria'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário