segunda-feira, 22 de julho de 2013

Redes Sociais!



E-mail, redes sociais, internet nem sempre fizeram parte de um mesmo contexto.
Mensagens e até cartas já eram previstas para serem enviadas remotamente desde a invenção do telégrafo, fato que ocorreu em 27 de abril de 1791. Samuel Morse, seu idealizador, pesquisou e concluiu-o em 1838, com o aparelho transmissor/receptor e o código (código Morse) prontos e funcionais. A primeira mensagem em linha telegráfica se deu nos Estados Unidos, entre Baltimore e Washington DC e a mensagem foi:  "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!). Ainda hoje, satélites utilizam o código Morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria. Portanto, podemos chamar esta mensagem ,usando a gramática atual, de e-message (e- porque foi transmitida pela eletricidade/eletrônica, através do telégrafo)
Redes Sociais, não surgiram com a internet. Existiam antes e, básicamente, funcionava através de trocas de correspondencia (mail) pelo correio. Eu mesmo era membro do International Youth Service, que tinha sede na Finlandia, e cheguei a ter 42 correspondentes estrangeiros com os quais eu trocava cartas, fotos, revistas, discos, selos, e um montão de coisas interessantes e as informações já circulavam entre nós só que com uma lentidão um pouco maior (as correspondencias demoravam 7 a 8 dias para chegar)
A internet surgiu em 1969 (como Arpanet)...as correspondencias viraram e-mail...o resto é história! E as redes sociais através dela (Orkut, Facebook, Twitter,etc) fazem agora a festa mundo afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário