segunda-feira, 22 de julho de 2013

Redes Sociais!



E-mail, redes sociais, internet nem sempre fizeram parte de um mesmo contexto.
Mensagens e até cartas já eram previstas para serem enviadas remotamente desde a invenção do telégrafo, fato que ocorreu em 27 de abril de 1791. Samuel Morse, seu idealizador, pesquisou e concluiu-o em 1838, com o aparelho transmissor/receptor e o código (código Morse) prontos e funcionais. A primeira mensagem em linha telegráfica se deu nos Estados Unidos, entre Baltimore e Washington DC e a mensagem foi:  "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!). Ainda hoje, satélites utilizam o código Morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria. Portanto, podemos chamar esta mensagem ,usando a gramática atual, de e-message (e- porque foi transmitida pela eletricidade/eletrônica, através do telégrafo)
Redes Sociais, não surgiram com a internet. Existiam antes e, básicamente, funcionava através de trocas de correspondencia (mail) pelo correio. Eu mesmo era membro do International Youth Service, que tinha sede na Finlandia, e cheguei a ter 42 correspondentes estrangeiros com os quais eu trocava cartas, fotos, revistas, discos, selos, e um montão de coisas interessantes e as informações já circulavam entre nós só que com uma lentidão um pouco maior (as correspondencias demoravam 7 a 8 dias para chegar)
A internet surgiu em 1969 (como Arpanet)...as correspondencias viraram e-mail...o resto é história! E as redes sociais através dela (Orkut, Facebook, Twitter,etc) fazem agora a festa mundo afora!

2 comentários:

  1. Olá,Mauro,boa tarde pra você.

    Muito interessante!
    Você se declarou bem velhinho,né?!!!rsrsr.
    Brincadeirinha.
    Eu não sabia dessas coisas.Muito legal mesmo!
    Abraços e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,boa tarde. Interessante mesmo!
      Só tinha um jeito de não ficar velhinho que seria ter morrido jovem, mas foi uma boa opção...rsrs.
      Abraços e volte sempre!

      Excluir